sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Os melhores 10 livros de literatura que li em 2010

10 – Horácio Quiroga - Cuentos de amor de locura y de muerte

Quiroga, escritor uruguaio, mostra no seu mais famoso libro um jeito diferente de escrever. Considerado por muitos como o Allan Poe do sul da América.

09 – Fernando Bonassi – Passaporte

Passaporte narra a vida de pessoais normais (ou nem tanto) nas cidades ou locais mais estranhos do mundo. Histórias curtas e profundas. Perfeito. Lido para uma disciplina de Teoria da Literatura e, mais do que aprovado.

08 – Stephen King – Cemitério

O que falar sobre um livro que cita ao Ramones como a melhor banda do mundo? Nesse livro, King descreve como um homem pode chegar à loucura absoluta quando perde alguém muito querido.

07 – Fábio Mozine – Uma gira em Sudamerica com o conjunto de música rock Merda

Consegui esse livro em 2009 num show da banda Mukeka di Rato em Joinville (SC) e só acabei lendo o mesmo no inicio de 2010. Acabei percebendo que perdi parte de minha jovial vida ao não ler esse livro. Realmente imprescindível para os jovens rockeiros de hoje em dia, que acham que ter uma banda e sair em turnê o troço mais fácil do mundo.

06 – Moacyr Scliar - Os leopardos de Kafka

A história conta sobre um jovem judeu russo comunista que, por engano, acaba conhecendo o genial Kafka. Livro muito bom e com uma história incrível. Vale muito a pena conhecer a obra de um dos maiores escritores gaúchos vivos.

05 - Chuck Palahniuk - Monstros Invisíveis

O querido Chuck se fez conhecido mundialmente ao escrever o mitológico Clube da Luta. Nesse livro, o autor volta a atacar seus personagens com autodestruição e falta de motivação para a vida. Simplesmente emociona a narrativa gerada por ele nessa obra prima.

04 – Jack Kerouac – On the Road

Embarque de carona pela auto-estrada número 66 e atravesse os Estados Unidos de este a oeste e de norte a sul. Embarque em carros roubados, de carona com caipiras e acabe seu dia tomando um café (você só tem dinheiro para isso) num posto de gasolina no meio do deserto americano. Isso nos anos 50 e com Jazz como trilha sonora.

03 – Hunter S. Thompson – Medo e Delírio em Las Vegas

O pódio é iniciado com a narrativa sensacional do pai do jornalismo Gonzo. Nessa trip alucinante de dois amigos à procura do sonho americano, o ponto principal do livro baseia-se em drogas para a procura da liberdade. Leitura obrigatória.

02 – Marcelo Rubens Paiva – Blecaute

O que você faria se acordasse um dia e todo mundo ficasse congelado? Você está sozinho no mundo? Como faz para que a loucura não acabe com tua cabeça? A obra se baseia num triângulo amoroso no meio de uma São Paulo sem nenhum outro humano vivo. Ou não. Melhor livro do Paiva (até hoje) em sua obra literária.

01 – Lourenço Mutarelli – O Natimorto

Esse livro mudou minha vida. Preciso dizer mais alguma coisa?


obs: considerei livro com mais de 100 páginas apenas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário