A LA (Lingüística Aplicada) surgiu e emergiu junto à Segunda Guerra Mundial e o período que procedeu a dita época por duas razões principais: A primeira foi à necessidade de estabelecer comunicação eficaz entre os falantes de línguas diferentes e a segunda foi o reconhecimento da ineficiência do ensino e aprendizagem da língua estrangeira, que estava baseada na gramática e na tradução.
Sendo assim, foi nos Estados Unidos e a Inglaterra que se iniciaram os primeiros estudos no campo do ensino e aprendizado de línguas estrangeiras. No seu inicio toda sua teoria foi baseada na psicologia behaviorista (onde os métodos de repetição e condicionamento são fortemente usados) até o final da década de 1950, onde passou a coexistir com a teoria lingüística gerativo-transformacional de Avran Noam Chomsky, quando a LA passou a ser considerada uma Ciência, por ventura dos estudas formalistas e teorizações matemáticas que se iniciaram a partir da época citada.
A partir disso e até os dias atuais, podemos explicar que a LA tornou-se essencial para nosso dia-a-dia, pois estuda os problemas práticos de nossa língua(gem) e que variam entre lexicografia, ensino de línguas, entre inúmeros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário